A China anunciou nesta segunda-feira (31) que cada casal agora terá permissão para ter até três filhos, o que representa uma grande mudança na política vigente, que antes limitava a duas crianças por família. Dados recentes vêm mostrando um declínio acentuado na taxa de natalidade do país mais populoso do mundo.
A mudança foi aprovada durante reunião do Politburo presidida pelo presidente Xi Jinping, segundo a agência de notícias Xinhua.
Em 2016, a China abandonou sua política do filho único depois de décadas - inicialmente imposta para frear uma explosão populacional - com um limite de duas crianças, mas isso não resultou em um aumento significativo no número de nascimentos, já que o alto custo para criar filhos nas grandes cidades chinesas vem dissuadindo muitos casais de constituírem famílias.
No início deste mês, o censo da China mostrou que, nos últimos 10 anos, a população cresceu em seu ritmo mais lento desde 1950, com dados mostrando uma taxa de natalidade de 1,3 filho por mulher para 2020, semelhante a sociedades em envelhecimento, como Japão e Itália.
Ver todos os comentários | 0 |