Uma explosão deixou ao menos três mortos e 15 feridos, nesta sexta-feira, 12, numa mesquita no distrito de Spin Ghar, província de Nangarhar, no leste do Afeganistão. A informação foi repassada à AFP por um membro do Talibã. O ataque ocorreu durante a tradicional oração de sexta-feira, quando as mesquitas costumam a ficar lotadas de fiéis.
"Posso confirmar que houve uma explosão durante as orações de sexta-feira dentro de uma mesquita no distrito de Spin Ghar. Há mortos e feridos", disse ele.
"Até agora temos três mortos e 15 feridos", disse um médico do hospital local à AFP.
Atal Shinwari, um residente da área, disse à agência Reuters que a explosão ocorreu por volta das 13h30 quando os explosivos aparentemente localizados no interior da mesquita detonaram.
تصویرهای ابتدایی به دستآمده از انفجار امروز در مسجدی در ننگرهار نشان میدهد که آمار قربانیان این رویداد، بیشتر از آن است که تا کنون گزارش شده است. #Afghanistan #Nangarhar https://t.co/Jk34FiepET pic.twitter.com/EzAYnEMaVC
— Alisher Shahir|علی شیر شهیر (@ashershahir) November 12, 2021
Não houve nenhuma reivindicação imediata de responsabilidade pelo aparente ataque, o mais recente de uma série de explosões que atingiram mesquitas no Afeganistão nas últimas semanas, minando a afirmação do Talibã de ter restaurado a segurança após décadas de guerra.
A mesquita é frequentada por muçulmanos sunitas. Ataques anteriores desde a tomada do poder pelos talebans atingiram as mesquitas xiitas e foram reivindicados pelo grupo militante sunita Estado Islâmico. Nangarhar é o principal reduto do EI no Afeganistão.
O Estado Islâmico Khorasan é um grupo extremista sunita que há muito tem como alvo os muçulmanos xiitas no Afeganistão, concentrando-se fortemente na minoria étnica hazara, que é predominantemente xiita.
Ver todos os comentários | 0 |