O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira, 24, que não precisa de autorização prévia do Congresso americano para atacar o Irã. "Gosto de manter (o Congresso) em dia, mas legalmente não tenho por que fazê-lo", disse Trump.
Em entrevista ao site The Hill, ele afirmou que manteve o Congresso em dia do que o governo está fazendo. "Acho que isso eles são gratos por isso", disse.
- Foto: APDonald Trump
A declaração foi uma resposta à presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, que na semana passada disse que o presidente não podia atacar sem autorização. Questionado sobre a afirmação da democrata, o presidente americano afirmou não estar de acordo. "Muita gente também parece não concordar."
A disputa entre os poderes ocorre depois de Trump ter reconhecido que autorizou um ataque ao Irã na última quinta-feira, 20, mas que o suspendeu, já que 150 pessoas seriam mortas, um número de vítimas avaliado por ele como "desproporcional".
O ataque seria uma retaliação à derrubada de um drone americano por parte do Irã. A Casa Branca alega que a aeronave estava em águas internacionais. O governo iraniano nega e diz que o drone invadiu o espaço aéreo do país.
Depois da afirmação do presidente americano, o Irã também afirmou que avaliou abater um avião militar dos EUA, com 35 pessoas a bordo, mas decidiu não fazê-lo.
Ver todos os comentários | 0 |