O presidente do Irã, Hassan Rohani, fez um discurso neste domingo (6) onde fez ameaças contra os Estados Unidos, devido a possibilidade do país deixar de participar do acordo nuclear iraniano que foi firmado com vários países.
"Se os Estados Unidos deixarem o acordo nuclear, vocês logo verão que eles vão se arrepender como nunca antes na história", declarou o presidente iraniano em discurso que foi transmitido pela televisão pública. O acordo foi firmado em 2015 com a China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia e Alemanha.
- Foto: ReutersHassan Rohani
Esse acordo foi fechado antes de Donald Trump assumir, e nele o Irã se comprometeu a não adquirir uma bomba nuclear e que não iria desenvolver qualquer atividade nesse sentido. Em troca esses países retirariam as sanções internacionais que haviam sido impostas.
Trump ameaçou retirar o país desse acordo se não forem impostas medidas mais durar. "Seja qual for a decisão de Trump, vamos resistir", disse o presidente Rohani, destacando que isso fará o país voltar a produção de armas nucleares.“Teerã vai construir tantos mísseis e armas quanto forem necessários", afirmou o presidente, destacando que "queremos dialogar com o mundo para que a nossa região seja segura, mas não vamos permitir que criem um novo Daesh (sigla em árabe para o grupo Estado Islâmico)" .
Ver todos os comentários | 0 |