O eclipse total do Sol durou menos de três minutos nesta segunda-feira (21), e foi visível em sua totalidade apenas na América do Norte, em uma estreita faixa que cortava todo o território dos Estados Unidos, da costa do Oceano Pacífico até o Atlântico. Segundo Estadão, pelo menos 12 milhões de americanos que moram nessa área acompanharam o fenômeno.
No restante da América do Norte, na América Central e na parte norte da América do Sul, o fenômeno apareceu apenas como um eclipse parcial. Ainda assim, em alguns estados do Norte e do Nordeste, o fenômeno conquistou observadores. Habitantes de Macapá (AP) tiveram a melhor visão do eclipse: a fração obscurecida pela Lua chegou a 41%. Em Belém (PA), os observadores notaram até 38%. No Nordeste, na cidade de Fortaleza, até 40% do Sol foi obscurecido pela Lua. Em São Luís, (MA), foi possível notar 39%.
- Foto: AFP PHOTO / Robyn BeckEclipse solar cobre o céu dos Estados Unidos
O fenômeno pôde ser visto de forma parcial em Teresina, Macapá, Fortaleza, São Luís, Belém, Boa Vista, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Manaus, Aracajú, Palmas, Salvador, Porto Velho, Brasília, Goiânia e Rio Branco.
Ver todos os comentários | 0 |