O presidente Donald Trump convidou neste sábado (18), informalmente, o presidente Michel Temer, para visitar os Estados Unidos, na primeira conversa telefônica entre os dois desde a posse do líder americano, no dia 20 de janeiro.
De acordo com informações do Estadão, Trump disse, em três momentos do telefonema, que Temer deveria visita-lo na Casa Branca quando estivesse em Washington. O presidente americano cumprimentou ainda o brasileiro pelas reformas e primeiros sinais de recuperação da economia. Trump falou ainda de seu próprio esforço para reformar o sistema de saúde americano.
- Foto: APDonald Trump
Em resposta, Temer parabenizou o americano pelas mudanças econômicas e os números de geração de emprego. Michel Temer disse que a conversa com Trump ocorreu em um momento oportuno, quando ele se prepara para encontros centrados na relação Brasil-EUA.
A íntegra da nota à imprensa:
“O Presidente Michel Temer recebeu telefonema do Presidente Donald Trump, na tarde de hoje, 18 de março. Foi a segunda conversa telefônica entre os dois Chefes de Estado.
Eles trocaram impressões sobre as reformas em curso no Brasil e nos EUA. O Presidente Donald Trump revelou acompanhar e conhecer essas transformações e cumprimentou o Presidente Michel Temer pelos importantes resultados já alcançados.
O Presidente Michel Temer sublinhou que uma série de indicadores econômicos recentes permite afirmar que o crescimento da economia e do emprego já retornou. Enfatizou a importância de aprofundar uma agenda bilateral para o crescimento, baseada na expansão do comércio e do investimento. Comentou também que, ao longo da próxima semana, terá encontros com a Câmara de Comércio Brasil-EUA e com o Conselho das Américas. Em ambos, o Presidente Michel Temer reiterará a importância dos vínculos bilaterais e o potencial crescente da economia brasileira.
Por iniciativa do Presidente Trump, os dois mandatários trataram, também, de temas da atualidade regional. Eles acertaram manter contato regular e deixaram abertos os canais diretos de diálogo, tendo estabelecido que voltariam a falar-se a qualquer momento em que se apresente questão de interesse mútuo. Na mesma linha, o Presidente Trump mencionou seu interesse em receber uma próxima visita do Presidente Michel Temer aos EUA.
Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República”
Ver todos os comentários | 0 |