A Agência Espacial Americana (NASA) informou que uma série de três superluas começa neste domingo (3). As outras duas poderão ser vistas nos dias 1º e 31 de janeiro de 2018. Uma superlua é uma lua cheia que está no ponto mais perto da órbita ao redor da Terra, o que se chama de perigeu e aparece 14% maior e 30% mais brilhante que nas luas cheia normais.
As superluas podem ser vistas a olho nu, mas segundo a Nasa, é difícil que nossos olhos consigam distinguir precisamente essas mudanças. “As superluas são uma ótima oportunidade para as pessoas começarem a olhar para a lua. Não apenas uma vez, mas todas as chances que elas têm”, afirmou Noah Petro, pesquisador da Nasa.
- Foto: Divulgação NasaSuperlua poderá ser vista a olho nu
Neste domingo a lua ficará cheia por volta das 15 horas no horário local. Isso acontece 17 horas antes do perigeu. De acordo com a NASA, a melhor hora para observar o fenômeno é 30 minutos após o pôr do sol.
31 de dezembro de 2017
No dia 31 de janeiro a superlua acontecerá juntamente com um eclipse lunar total, mas não poderá ser acompanhado no Brasil. O eclipse só poderá ser visto do oeste da América do Norte, do Pacífico até a Ásia Oriental. A superlua do dia 31 será a segunda lua cheia do mês de janeiro, chamada de Blue Moon (Lua Azul).
- Foto: Aubrey Gemignani/NasaSuperlua
Ver todos os comentários | 0 |