- Foto: Cesar Carrion/AFPPresidente colombiano, Juan Manuel Santos
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou nesta quarta-feira (16), que está determinado a levar ao Congresso um novo acordo de paz com as Farc para que possa haver a implementação o mais rápido possível. "Estou determinado a manter esta paz, levar o acordo ao Congresso e fazer com com que o acordo seja implementado o mais rápido possível. Deixarei para o meu sucessor um país em paz", afirmou Santos.
De acordo com informações do G1, o presidente refletiu sobre o processo de paz colombiano e a rejeição em um plebiscito no dia 2 de outubro. "Em 2 de outubro coloquei o acordo que havíamos assinado com as Farc depois de seis anos de negociações em votação. Não estava obrigado, mas acreditei que era o correto", disse.
O resultado do plebiscito dividiu o país, mas o presidente destacou que a conjuntura poderia ser uma “bênção escondida” para ampliar a base de apoio a um acordo para acabar com mais de meio século de conflito armado na Colômbia. "Aprendi minha lição. Nunca esquecerei, estava em choque. Nunca imaginei que iríamos perder", afirmou o presidente.
Ver todos os comentários | 0 |