A Polícia Federal divulgou o resultado final da quinta fase da Operação Phaseoli, realizada na região Oeste do Maranhão, que culminou com a destruição de 44 toneladas de maconha, que estavam nas terras indígenas de Alto Turiaçu, Alto Rio Guamá e em Terras da União, nas proximidades dos municípios de Centro do Guilherme-MA e Centro Novo-MA.
De acordo com a Polícia Federal, a operação teve como objetivo reduzir a produção e oferta de maconha no estado do Maranhão, desarticulando a comercialização de drogas na região, identificar os envolvidos, individualizar as condutas ilegais e descapitalizar o grupo criminoso responsável pela produção de maconha no Estado.
Ao todo, a Polícia Federal destruiu 62.750 m² de área plantada, erradicou 132.648 pés de maconha, bem como 672 kg (seiscentos e setenta e dois quilogramas) de maconha prontas para o tráfico.
Para deflagração da Operação, a Policia Federal empregou cerca de 50 servidores (entre delegados, agentes, escrivães e agentes administrativos), um helicóptero da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal – CAOP/DIREX/PF, bem como contou com o apoio do Centro Tático Aéreo – CTA/MA, que disponibilizou uma aeronave com nove operadores, e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão, com emprego de quatro socorristas.
A operação foi denominada PHASEOLI em alusão a Caliothrips phaseoli: espécie polífaga, capaz de causar danos em diversas culturas de interesse agrícola, como feijão, soja e outras fabáceas.
Ver todos os comentários | 0 |