O prefeito eleito do município de Nova Olinda do Maranhão, Ary Menezes (PP), foi preso pela Polícia Federal na noite desse domingo (15), durante o cumprimento de um mandado de prisão, no bojo das investigações que apuram crime de compra de votos, que desencadeou a Operação Cangaço Eleitoral, deflagrada na última quinta-feira (12).
Ele compareceu à sede da Superintendência Regional da Polícia Federal em São Luís-MA, na presença de um advogado.
De acordo com a PF, o esquema criminoso de corrupção eleitoral consistia no aliciamento de eleitores e posterior compra de votos, seguido de atos de ameaça e intimidação, com cobrança de valores e apoio político em favor do então candidato a prefeito indicado pelo esquema, Ary Menezes.
As diligências foram desencadeadas nos municípios de Nova Olinda do Maranhão, Cantanhede e São Luís-MA. Ao todo, foram cumpridos 4 mandados de prisão temporária e 9 mandados de busca e apreensão contra os alvos.
De acordo com a PF, várias pessoas afirmaram que foram abordadas por membros do esquema delitivo para aceitarem a oferta de valores, seja em dinheiro ou materiais de construção, mas passaram a ser alvo de ameaças e represálias do grupo, inclusive com o uso de armas de fogo, por terem mudado de opinião política ou afirmado que não votariam mais no candidato a prefeito indicado.
Ver todos os comentários | 0 |