Durante a conferência dos presidentes das principais organizações judaicas americanas, realizada em Jerusalém no domingo (16), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o plano apresentado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a Faixa de Gaza é a "única solução" viável para a região.
Netanyahu classificou a proposta como "ousada, mas certeira" e disse acreditar que seja a única alternativa com chances reais de funcionar. "Trump apresentou uma nova visão ousada, o único plano que eu acho que pode funcionar", declarou o premiê israelense.

O plano sugerido por Trump inclui a realocação voluntária dos habitantes de Gaza para outros países e a reconstrução da região como um polo turístico. Apesar de ter sido rejeitado por aliados árabes dos EUA, Netanyahu defendeu que os palestinos que desejarem deixar Gaza devem ter essa possibilidade.
De acordo com o Times of Israel, um alto funcionário do governo israelense revelou que Netanyahu discutiu amplamente a proposta com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, no mesmo dia. Segundo ele, o plano se baseia na ideia de "emigração voluntária e criação de uma nova Gaza".
Ver todos os comentários | 0 |