O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou nesse domigo (09) que solicitou a renúncia de vários membros de seu governo. Em uma publicação no X, ele informou: “solicitei a renúncia formal de ministras, ministros e diretores de departamentos administrativos”, mas não revelou o número exato de pessoas que receberam o pedido.
Petro explicou que essas mudanças visam garantir maior alinhamento com o programa que foi determinado pelo povo. “O governo se concentrará inteiramente na implementação do programa”, disse ele.
He solicitado renuncia protocolaria a ministras, ministros y directores de departamentos administrativos.
— Gustavo Petro (@petrogustavo) February 9, 2025
Habrá algunos cambios en el gabinete para lograr mayor cumplimiento en el programa ordenado por el pueblo.
El gobierno se concentrará completamente en el cumplimiento del…
A decisão evidencia a crise interna que o governo enfrenta, a qual se intensificou recentemente após a troca de farpas com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump. Após Petro se recusar a aceitar imigrantes ilegais, o republicano retaliou com uma série de sanções comerciais contra a Colômbia e membros do Executivo. Sob pressão interna, Petro cedeu às exigências dos Estados Unidos.
![Presidente Gustavo Petro](/media/image_bank/2022/9/presidente-gustavo-petro.jpg.950x0_q95_crop.webp)
Antes do comunicado de hoje, a ministra do Meio Ambiente, Susana Muhamad, havia renunciado em protesto contra a nomeação de Armando Benedetti para o cargo de chefe de gabinete. Ela afirmou que Benedetti enfrenta acusações de violência contra mulheres e tráfico de influência, e que havia expressado sua desaprovação em uma reunião recente com outros ministros.
Ver todos os comentários | 0 |