Fechar
GP1

Internacional

Presidente Gustavo Petro pede a renúncia de membros do gabinete

Petro explicou que essas mudanças visam garantir maior alinhamento com o que foi determinado pelo povo.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou nesse domigo (09) que solicitou a renúncia de vários membros de seu governo. Em uma publicação no X, ele informou: “solicitei a renúncia formal de ministras, ministros e diretores de departamentos administrativos”, mas não revelou o número exato de pessoas que receberam o pedido.

Petro explicou que essas mudanças visam garantir maior alinhamento com o programa que foi determinado pelo povo. “O governo se concentrará inteiramente na implementação do programa”, disse ele.


A decisão evidencia a crise interna que o governo enfrenta, a qual se intensificou recentemente após a troca de farpas com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump. Após Petro se recusar a aceitar imigrantes ilegais, o republicano retaliou com uma série de sanções comerciais contra a Colômbia e membros do Executivo. Sob pressão interna, Petro cedeu às exigências dos Estados Unidos.

Foto: Reprodução/XPresidente  Gustavo Petro
Presidente Gustavo Petro

Antes do comunicado de hoje, a ministra do Meio Ambiente, Susana Muhamad, havia renunciado em protesto contra a nomeação de Armando Benedetti para o cargo de chefe de gabinete. Ela afirmou que Benedetti enfrenta acusações de violência contra mulheres e tráfico de influência, e que havia expressado sua desaprovação em uma reunião recente com outros ministros.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.