Fechar
GP1

Internacional

Papa Francisco nomeia 1ª mulher a cargo-chave da Igreja Católica

No novo cargo, a mulher substituirá o cardeal brasileiro João Braz de Aviz.

O papa Francisco nomeou a freira Simona Brambilla, ex-superiora-geral das Missionárias da Consolata, como prefeita da Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. No novo cargo, a mulher substituirá o cardeal brasileiro João Braz de Aviz, de acordo com comunicado divulgado nessa segunda-feira (06).

Simona é graduada em Enfermagem e trabalhou em Moçambique após ingressar nas Irmãs Missionárias do Instituto da Consolata, ordem que coordenou entre 2011 e 2023.


Desde o início do magistério do Papa Francisco, a presença de mulheres na Santa Sé e no Estado da Cidade do Vaticano aumentou significativamente, passando de 19,2% para 23,4%, segundo dados gerais referentes ao período entre 2013 e 2023.

Outras nomeações de mulheres pelo Papa

Em 2016, o papa nomeou Barbara Jatta como diretora dos Museus Vaticanos, cargo que sempre foi comandado por leigos. Já em 2022, a irmã Raffaella Petrini foi nomeada secretária-geral do Governatorato, função atribuída normalmente a um bispo.

Em 2019 foram nomeadas sete mulheres membros do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica pela primeira vez. Assim, a irmão Brambilla foi escolhida primeiramente como secretária, e agora assume como prefeita do Dicastério.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.