Fechar
GP1

Internacional

Trump suspende sanções à Colômbia depois de acordo sobre deportados

As sanções foram tomadas após a recusa do país em permitir a entrada de deportados em voos dos EUA.

O presidente Donald Trump suspendeu as sanções comerciais impostas à Colômbia após o governo colombiano aceitar receber seus cidadãos deportados dos Estados Unidos. A informação foi divulgada através de um comunicado oficial da secretária de imprensa da Casa Branca.

Trump havia anunciado algumas sanções e tarifas contra a Colômbia após a recusa do país em permitir a entrada de deportados em voos militares norte-americanos.


Foto: Reprodução/XDonald Trump
Donald Trump

Ainda de acordo com a Casa Branca, o governo colombiano concordou em aceitar os termos impostos por Trump. Uma dessas condições inclui a aceitação de imigrantes ilegais deportados, independentemente do meio de transporte, até mesmo em aeronaves militares

Apesar disso, as restrições a vistos de oficiais colombianos e de seus familiares continuarão vigentes até que o primeiro voo de deportados chegue ao território colombiano. Ou seja, a retirada das sanções está condicionada ao cumprimento efetivo da repatriação dos colombianos.

O ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Luis Gilberto Murillo, e o embaixador Daniel García-Peña viajarão a Washingtoncom o objetivo de avançar nas negociações.

O governo do presidente colombiano Gustavo Petro garantiu que utilizará um avião presidencial para repatriar os cidadãos com condições dignas.

Trump teceu criticas ao presidente Petro

O norte-americano Donald Trump, usou as redes sociais para criticar a postura de Gustavo Petro, o acusando de comprometer a segurança nacional dos EUA. Além disso o norte-americano ameaçou aumentar tarifas sobre produtos colombianos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.