Bashar al-Assad se pronunciou oficialmente dias após a queda de seu regime na Síria. O ditador fez seu primeiro discurso público nesta segunda-feira (16). No pronunciamento, ele afirmou que jamais considerou renunciar ao cargo no país.
Assad, através de uma mensagem publicada no Telegram, disse que "em nenhum momento, durante esses eventos, considerou renunciar ou buscar refúgio, nem tal proposta foi feita por qualquer indivíduo ou partido."
بيان نشرته اليوم بخصوص هروبي .. كالعادة صف كلام وجمل بدون أي مغزى أو هدف pic.twitter.com/UpjpAXbXm0
— ᵖᵃʳᵒᵈʸ بشار الاسد (@bashar__asad) December 16, 2024
De acordo com o ditador, sua saída do país ocorreu de forma forçada e sem planejamento, devido às condições militares e administrativas. "O único curso de ação era continuar lutando contra o ataque terrorista", escreveu Assad.
Durante a deposição, a localização de Assad era incerta, mas houve a confirmação de que a Rússia lhe ofereceu asilo. Os detalhes sobre o paradeiro do ditador estiveram em sigilo até seu recente pronunciamento, com assinatura de Moscou.
Segundo Assad, ocorreu um colapso das instituições estatais na Síria devido à gravidade dos ataques que ocorreram no país. Ele reiterou ainda que continua com seu "compromisso com a Síria e seu povo" e declarou que seu vínculo com a nação permanece inabalável.
O regime de Bashar al-Assad ocupava o poder na Síria havia 24 anos.
Ver todos os comentários | 0 |