Fechar
GP1

Esportes

Botafogo vence São Paulo nos pênaltis e vai às semis da Libertadores

O Glorioso contou com brilho do goleiro John para avançar à semifinal pela 3° vez em sua história.

O Botafogo chegou às semifinais da Libertadores da América pela terceira vez em sua história. Na noite desta quarta-feira (25), o Glorioso venceu o São Paulo nos pênaltis, após empatar em 1 a 1 no tempo regulamentar no Morumbis, e deu mais um passo rumo ao seu primeiro título na competição.

Com a classificação, o time carioca enfrentará Penarol ou Flamengo nas semifinais. O adversário do Botafogo será definido na quinta (26), com o time uruguaio tendo a vantagem de 1 a 0 em casa.


Foto: Reprodução/ Commebol LibertadoresThiago Almada marcou o gol do Botafogo
Thiago Almada marcou o gol do Botafogo

Primeiro tempo

Mesmo jogando em casa, o São Paulo apresentou inicialmente uma postura semelhante ao confronto de ida, tendo dificuldades em criar lances de perigo contra o Botafogo, que pressionava mais. Aos 14 minutos, Luiz Gustavo se atrapalhou com pressão de Savarino, que recebeu devolução de Igor Jesus e chutou para o gol, com Thiago Almada completando de cabeça o rebote de Rafael e abrindo o placar para o Glorioso.

Após o gol, o Tricolor Paulista seguiu não conseguindo tocar passes no campo adversário, abusando de cruzamentos para Calleri. Aos 26, o Botafogo quase ampliou em boa jogada de contra-ataque, quando Igor Jesus arrancou em velocidade e chutou forte na esquerda, fazendo a bola raspar a trave.

Com a entrada de Luciano na metade do primeiro tempo, o time mandante começou a chegar mais na partida, criando sua primeira chance de perigo aos 43 minutos, com chute de Bobadilla de fora da área, tirado de cabeça por Luiz Henrique. Em seguida, o árbitro marcou pênalti para o São Paulo por conta de um bloqueio de Bastos com o braço aberto no lance anterior. No entanto, Lucas Moura isolou e perdeu a chance de empatar no Morumbis.

Segundo tempo

Precisando de um gol para levar para os pênaltis, o São Paulo passou a se lançar mais no campo adversário, principalmente com Lucas Moura. Logo no primeiro minuto, o meia carregou da direita para o meio e tocou para Wellington Rato, que tentou cruzar para Luciano sozinho, mas teve a bola interceptada pelo goleiro John. O goleiro do time carioca brilhou novamente aos 11 minutos, espalmando um chute forte de fora da área de Wellington Rato.

Aos 15, Calleri perdeu a chance mais clara de empate para o São Paulo. Após Bobadilla desarmar no meio campo, Lucas Moura tocou para Luciano, que invadiu a área e bateu cruzado, fazendo a bola bater na marcação e sobrar sozinha para o atacante apenas resvalar. No entanto, mesmo com o gol escancarado, o argentino apenas amorteceu a bola, que saiu pela linha de fundo.

No entanto, Calleri teve a chance de se redimir no final da partida. Enquanto o Botafogo apenas controlava o resultado, o São Paulo teve pressa em suas jogadas e deixou tudo igual aos 42 minutos, após André Silva fazer boa jogada pela esquerda e cruzar para o argentino, que cabeceou para o fundo do gol e levou a decisão para as penalidades.

Pênaltis

Herói do jogo no tempo normal, Calleri desperdiçou logo a primeira cobrança ao chutar no travessão. Em seguida, Tchê Tchê, Luiz Gustavo, Danilo Barbosa, Lucas Moura, Marçal e Igor Vinícius converteram, mas Vitinho isolou e colocou o Tricolor Paulista de volta na disputa. Com Luciano e Thiago Almada acertando as cobranças, o jogo foi decidido nas alternadas.

Na sexta penalidade, Rodrigo Nestor chutou fraco e John agarrou, colocando o Botafogo novamente na frente. No pênalti decisivo, Matheus Martins converteu e garantiu a classificação do Glorioso às semifinais.

Próximos confrontos

Os dois times voltam a campo neste fim de semana pelo Campeonato Brasileiro. No sábado (28), o Botafogo encara o Grêmio no Nilton Santos, enquanto o São Paulo recebe o Corinthians no domingo (29).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.