O futebol holandês perdeu um grande nome na manhã desta quinta-feira (31), o lendário goleiro Jan Jongbloed morreu aos 82 anos. O arqueiro fez parte da famosa “Laranja Mecânica”, e chegou a disputar duas finais de Copa do Mundo consecutivas, em 1974 e em 1978, sendo vice em ambas.
Mundialmente conhecido por usar a camisa 8, incomum para os goleiros que se utilizam do número 1, e por jogar com os pés, Jongbloed construiu a sua carreira ao jogar em clubes de menor expressão na Holanda. O jogador chegou a ter propostas do Ajax, maior time do país, mas negou todas.
Com passagens pelo FC Ansterdan, DWS, Go Ahead Eagles e Roda JC, Jongbloed se tornou o jogador mais velho a disputar a Eridivisie, principal liga da Holanda, aos 44 anos. Na seleção nacional, o goleiro jogou junto a Johan Cruyff, e acabou perdendo a final de 74 para a Alemanha e em 78 para a Argentina.
Nas redes sociais, o perfil da seleção holandesa lamentou a morte de Jan Jongbloed e relembrou os feitos do goleiro com a camisa laranja. “Estamos tristes com o falecimento do ex-goleiro da Orange, Jan Jongbloed. O lendário goleiro disputou duas finais de Copa do Mundo pela seleção nacional em 1974 e 1978. Nossos pensamentos estão com todos os seus familiares e parentes”, publicou o perfil.
Ver todos os comentários | 0 |