Nesta quinta-feira (22), o Coritiba concretizou a venda de 90% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) para a empresa Treecorp por R$ 1,1 bilhão. A negociação foi acertada após a aprovação da juíza responsável pela recuperação judicial do "coxa" e o aval do Ministério Público. Agora, a empresa passa a ser responsável por gerenciar o futebol do clube.
O negócio
A compra da Treecorp envolve a cessão de 90% do capital do clube-empresa e um investimento de aproximadamente R$ 1,1 bilhão ao longo de 10 anos. Os outros 10% ficam sob a responsabilidade da Associação. Como acionista minoritária, a associação manterá a responsabilidade de fiscalizar a administração dos novos proprietários por meio da governança, além de ter poder de veto sobre questões de tradição.
Haverá um Conselho de Administração com até dez integrantes, dos quais a associação poderá indicar um nome. O Conselho Fiscal contará com cinco membros, sendo um deles nomeado pela associação. Essas serão as pessoas responsáveis por participar da administração do clube.
Sobre a Treecorp
A Treecorp é uma gestora de investimentos sediada em São Paulo. A empresa atua no que o mercado financeiro chama de private equity, ou seja, investimentos em empresas já consolidadas. Nesse caso, o foco costuma estar em negócios que ainda possuem grande potencial de crescimento. O portfólio da Treecorp inclui empresas dos setores de varejo, saúde, tecnologia e serviços financeiros.
Essa é a primeira vez que uma empresa desse tipo se envolve na compra de um clube de futebol no Brasil.
Ver todos os comentários | 0 |