Fechar
GP1

Esportes

Brasil conhece seu grupo para Copa do Mundo de Basquete

Seleção estreia no dia 26 de agosto, diante do Irã, depois encara Espanha e fecha contra Costa do Marfim.

A Federação Internacional de Basquete (Fiba) realizou o sorteio dos grupos para a Copa do Mundo de Basquete, que acontece no dia 25 de agosto e vai até 10 de setembro. O Brasil caiu no grupo que tem a Espanha como cabeça de chave, além do Irã e Costa do Marfim.

Esta é a primeira vez que a Copa do Mundo terá sedes múltiplas e os confrontos acontecerão nas Filipinas, Indonésia e Japão. O Brasil, após atualização do ranking da Fiba caiu no pote 3, junto com Alemanha, Grécia e Itália. Os critérios adotados pela entidade dizem respeito a questões geográficas e de aumento da competitividade no torneio, assim, era impossível haver dois países das Américas, África, Ásia e Oceania no mesmo grupo. O critério para os Europeus é diferente, com até dois na mesma chave.


Foto: Divulgação/FibaTaça da Copa do Mundo de Basquete
Taça da Copa do Mundo de Basquete

No grupo G, o Brasil estreia contra o Irã no dia 26 de agosto. No dia 28, a seleção volta às quadras para encarar a Espanha e fecha a rodada no dia 30 de agosto, diante da Costa do Marfim. Todas as partidas do Brasil acontecem em Jacarta, na Indonésia.

Mas, como deve funcionar a competição?

- Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a segunda fase

- Na segunda fase, os 16 classificados são divididos em quatro novos grupos da seguinte maneira: I – formado por seleções oriundas dos grupos A e B; J – formado por seleções oriundas dos grupos C e D; K – formado por seleções advindas dos grupos E e F; e L – formado por seleções classificadas dos grupos G e H. Os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, já em fase mata-mata com o seguinte chaveamento:

I1 x J2 J1 x I2

K1 x L2 L1 x K2

Os vencedores vão às semifinais e, posteriormente, os dois finalistas disputam o título de campeão do Mundo no dia 10 de setembro, em Manila.

Foco em Paris

O Brasil quer uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e, para carimbar seu passaporte, a seleção precisará ter, no mínimo, a segunda melhor campanha das Américas no torneio. Outros concorrentes são: EUA, Canadá, México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.