Visando um intercâmbio de ideias e práticas para aprimorar o árbitro de vídeo (VAR) no Brasil, a CBF encaminhou para Espanha, Inglaterra, Holanda e Alemanha, uma comissão de arbitragem, no final de setembro. Por mais que tenha ajudado em muitas situações do futebol brasileiro, o sistema tem enfrentado alguns entraves, causando transtornos em alguns casos.
Péricles Bassols e Lucas Dias Almeida,gerentes técnicos e tecnológicos do do VAR no Brasil, foram os escalados para o intercâmbio de 11 dias na Europa. Na Espanha e Holanda, os representantes conheceram as instalações onde os árbitros de vídeo atuam e também o local onde são realizadas as simulações e aulas teóricas da ferramenta.
Na Inglaterra, Péricles e Lucas acompanharam diretamente da central do VAR, a partida entre Wolves e Manchester City, pela Premier League, liga de referência do árbitro de vídeo no Mundo. Já Alemanha, os representantes participaram de um evento organizado pela FIFA para apresentar e testar o sistema SAOT (tecnologia de impedimento semiautomatizado criado pela entidade). Esta ferramenta será utilizada na Copa do Mundo FIFA Qatar 2022 e promete trazer ainda mais precisão nas marcações de impedimento.
Polêmicas envolvendo o VAR
A última polêmica envolvendo o VAR no Brasil aconteceu na partida entre Fluminense e Internacional, pelo Brasileirão Série A. Na ocasião, o Colorado teve um gol anulado, gerando discussão por Alemão está atrás da linha de meio-campo, quando recebeu a bola. O Tricolor carioca também esteve em pauta pelo árbitro de vídeo, após o Fortaleza ter tento anulado.
Outros lances no Brasileirão que também geraram polêmica, foram na partida entre Flamengo e Goiás, onde Léo Pereira dividiu com goleiro Tadeu e a bola sobrou para Matheus França, que acabou marcando o gol. No embate entre Internacional e Cuiabá, o juiz acabou marcando pênalti para o time pantaneiro, porém após analise do VAR, o árbitro acabou desmarcando a penalidade.
Origem do VAR
A primeira vez que o VAR foi usado, foi em 12 agosto de 2016, entre Orlando City II e New York Red Bulls II, na United Soccer League. No Brasil, foi introduzido na final do Campeonato Pernambucano de 2017. No cenário nacional, teve sua estreia no duelo entre Santos e Cruzeiro, pela Copa do Brasil em 2018.
Ver todos os comentários | 0 |