Associação Nacional de Árbitros de Futebol (ANAF) se pronunciou sobre a proposta da Confederação Brasileira de Futebol que pretende expandir a utilização do árbitro de vídeo (VAR) no returno da série B e nas rodadas finais das Séries B e C.
De acordo com a CBF, 651 competições da entidade utilizarão o árbitro de vídeo, ferramenta acionada para revisão de lances durante as partidas. Para a ANAF, é essencial para implementação da medida que o conjunto dos árbitros estejam aptos para realizar as verificações.
“A ANAF é a favor da expansão da tecnologia para as Séries B, C e D, mas considera fundamental que antes de colocar esse ideia em prática todos os árbitros e assistentes do quadro nacional sejam capacitados para atuar com o VAR”, diz a nota da entidade, assinada por seu presidente Salmo Valentim.
Para a Associação, é necessário critérios de igualdade na distribuição do VAR. Segundo dados da própria ANAF, 75% dessa capacitação está no eixo Sudeste-Sul, equivalente a 75%. O Nordeste tem 12,5%; Centro Oeste 11,7 e por último, a região Norte, com 0, 8% até o momento.
Em sua nota, a CBF aponta que o Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB) será responsável por otimizar a operação do árbitro de vídeo.
Ver todos os comentários | 0 |