Fechar
GP1

Entretenimento

Mauricio de Sousa ganha homenagem em evento na PUC Rio

Desenhista brasileiro recebeu reconhecimento por seu trabalho em prol da educação infantil.

Mauricio de Sousa, 86, foi homenageado pela Cátedra Unesco de Leitura PUC Rio em reconhecimento ao seu trabalho de apoio à alfabetização infantil por mais de seis décadas no mercado editorial. Criador da Turma da Mônica, o desenhista fez parte de diversas gerações por meio das histórias em quadrinhos, filmes, programas de televisão, entre tantos produtos. A cerimônia foi ocorreu na nesta sexta-feira, 21, no Theatro São Pedro.

Com apresentação da atriz Zezé Motta, a cerimônia trouxe a professora e pesquisadora internacional na área dos quadrinhos, Sonia Bibe Luyten, para contextualizar a importância da linguagem dos quadrinhos na sala de aula como ferramenta de ensino de grande poder para o aprendizado. Já o escritor e presidente da Academia Paulista de Letras, José Renato Nalini, deu um relato sobre a importância de Mauricio de Sousa a colocar os quadrinhos em local nobre na literatura.


Mauricio de Sousa falou de sua infância e foi tomado pela emoção no palco. Ele relatou o período de sua alfabetização aos cinco anos de idade, e ressaltou a importância dos quadrinhos levados para a casa pelos pais. Representante da Cátedra Unesco, da Puc Rio, Gilda Maria de Almeida Rocha Borges de Carvalho entregou a placa da homenagem ao artista e falou sobre o processo de formação do leitor e de como as histórias em quadrinhos estão presentes na composição de acervos de projetos de leitura.

Recentemente, a Unesco firmou parceria com o Instituto Mauricio de Sousa para campanhas de estímulo à leitura., com a primeira ação desenvolvida justamente no Dia Mundial da Alfabetização, 8 de Setembro, por meio de uma história em quadrinhos especial produzida pela Maurício de Sousa Produções.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.