Mais dois municípios entraram para o time da situação de emergência reconhecido pela Defesa Civil Nacional, foram Dom Inocêncio e Padre Marcos, totalizando 19 cidades analisadas pelo Governo e 39 municípios sob decreto de emergência estadual. Coronel Nixon foi comandante do 25º BC e coordenou a operação carro-pipa, de combate à seca no semiárido do Piauí, quando chegou a levar água potável a 74 municípios.
O decreto de emergência foi dado devido à estiagem ocasionada pela falta de chuvas da região, reservatórios e fontes de águas superficiais operando com baixa capacidade. A consequência da seca acarreta perda na produção agrícola e rebanho do gado, além de reflexos de desidratação da população. Os munícipes que residem em zonas rurais são os que mais sofrem com a falta de água provocada pela estiagem. “Nosso Estado possui um clima atípico, em que nos meses mais quentes castigam toda a população piauiense, principalmente aqueles que moram em zona rural e sobrevivem com insumos próprios”, frisou Nixon.
Coronel Nixon atuou no combate à seca, por esse motivo acompanhou de perto todo o sofrimento da população que vive em regiões de semiárido. Em suas propostas o candidato incluiu políticas públicas de combate à seca. “Somente envio de carro-pipa não resolve o problema, temos que investir em projetos como açudes, poços artesianos e cisternas, ou seja, pensar tanto na captação quanto na armazenagem e distribuição contínua de água potável para a população”, finalizou o candidato.
As cidades que estão sobre decreto federal são Belém do Piauí, Acauã, Caridade do Piauí, São Raimundo Nonato, Campo Alegre do Fidalgo, Patos do Piauí, Simões, Francisco Macedo, Paulistana, Betânia do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, Vila Nova do Piauí, Dirceu Arcoverde, Vera Mendes, Curral Novo do Piauí, Coronel José Dias, Dom Inocêncio, Jacobina do Piauí e Padre Marcos.
Ver todos os comentários | 0 |