O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, afirmou ao GP1 nessa sexta-feira (23) que o Republicanos está de portas abertas para receber os vereadores Neto do Angelim e Valdemir Virgino, que foram autorizados pelas executivas estadual e municipal do Progressistas a deixar o partido após desajustes internos.
Sem citar nomes, o chefe do Palácio da Cidade antecipou à nossa reportagem que mais parlamentares da Capital já sinalizaram o interesse de integrar os quadros do Republicanos.
“[Valdemir e Neto são ] dois cidadãos da melhor qualidade, conheço ambos de muito tempo. As portas do Republicanos estão abertas para eles e para outros que quiserem vir de maneira democrática e republicana. O partido se faz com gente e de preferência gente com caráter e dignidade como os dois vereadores citados. Mas outros também estão desejando vir para o Republicanos”, contou o prefeito.
Admite interesse
Em recente entrevista ao GP1, o vereador Neto do Angelim falou sobre a conversa que teve com o prefeito de Teresina e revelou interesse de ingressar no Republicanos. “Eu já tive uma primeira conversa com o prefeito Dr. Pessoa e deveremos conversar novamente para discutir esse assunto [filiação ao Republicanos]. Algo mais concreto só depois das eleições”, declarou Neto na ocasião.
Valdemir Virgino, por sua vez, ainda não se pronunciou sobre o novo destino partidário, no entanto, interlocutores garantem que ele pode acompanhar Neto rumo à legenda republicana.
Maior bancada
O Republicanos conta hoje com a maior bancada na Câmara Municipal de Teresina. Compõem os quadros da sigla: Jeová Alencar (presidente da Câmara), Markim Costa, Pastor Levino e Zé Filho.
Divergências no Progressistas
No dia 8 de setembro, o Diretório do Progressistas autorizou que os vereadores Neto do Angelim e Valdemir Virgino deixem o partido sem que fique caracterizada infidelidade partidária, que poderia resultar na perda dos mandatos.
O Progressistas apoia o candidato a governador, Sílvio Mendes (União Brasil), tendo indicado, inclusive, a candidata a vice-governadora, Iracema Portella. Contudo, Neto do Angelim e Valdemir Virgino declararam apoio a Rafael Fonteles, do PT, mas como a posição deles causou conflitos dentro do partido, eles decidiram se manter neutros.
Agora, com a liberação do partido para que peçam a desfiliação, a tendência é que os dois vereadores voltem a apoiar oficialmente o candidato Rafael Fonteles.
Os dois vereadores já ingressaram com ação no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para que deixem o Progressistas sem perder os mandatos.
Ver todos os comentários | 0 |