Nessa quinta-feira (25), a pesquisa Exame/Ideia apontou uma virada na região sudeste, com o nome do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) acima do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas intenções de voto. A região concentra o maior colégio eleitoral do país, com 66 milhões de eleitores aptos a votar em 2022, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo a sondagem, Bolsonaro tem 46% das intenções, enquanto o petista possui 34%, entre os habitantes do Sudeste. É a primeira vez no período de mais de um ano, que o candidato à reeleição passa do ex-presidente. A distância entre os dois era estável, dentro do limite da margem de erro da pesquisa, de três pontos percentuais para mais ou para menos. Em relação ao mês de julho, Bolsonaro cresceu oito pontos percentuais.
Na demais regiões, o atual presidente tem vantagem sobre Lula no Norte do país (51% X 34%). Lula lidera o pleito no primeiro turno no Sul, com 42%, Centro-Oeste, com 46% e Nordeste, 62%.
Nos números gerais, a distância entre Lula e Bolsonaro caiu de 11 pontos para 8 pontos percentuais. É a primeira pesquisa com os candidatos definidos após o registro do TSE. Em uma pesquisa estimulada, com os nomes apresentados previamente, Lula tem 44% de intenções de voto, mesmo número registrado na pesquisa elaborada há um mês. O atual presidente saiu de 33% para 36%, com o aumento no limite da margem de erro da pesquisa.
O candidato do PDT, Ciro Gomes, aparece com 9%, Simone Tebet, do MDB, com 4%. Os demais candidatos fizeram 1% ou não pontuam. Brancos e Nulos somam 2%, e os eleitores que não sabem representam 3%.
A pesquisa ouviu 1500 pessoas entre os dias 19 e 24 de agosto. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações para fixos residenciais e celulares.
Ver todos os comentários | 0 |