Entre janeiro e abril de 2022, o Brasil ganhou pouco mais de 2 milhões de novos eleitores com 16 e 18 anos. O número entre os jovens representa um aumento de 47% em relação ao mesmo período em 2018.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o crescimento se deve às ações da Justiça Eleitoral, entre 14 e 18 de março deste ano, que promoveu a semana do jovem eleitor. A informação foi divulgada na última quinta-feira (18), pela Câmara dos Deputados.
Em março, pouco mais de 500 mil jovens haviam tirado o título de eleitor. Já em abril, o número foi para quase um milhão que tinham solicitado o documento. Uma norma do TSE permitiu que adolescentes com 15 anos tirarem o título, desde que completassem 16 anos até o primeiro turno das eleições.
O TSE organizou um “tuitaço” em 16 de março deste anos. Segundo dados do Twitter, nessa data foram publicadas quase 7 mil publicações incentivando a retirada do título de eleitor. Quase 5 mil usuários publicaram sobre o assunto e compartilharam informações com outras pessoas.
#SemanaDoJovemEleitor ???? Tuitaço realizado na última quinta-feira (16/3) para incentivar os jovens a tirar o título movimenta a internet e alcança mais de 88 milhões de pessoas: https://t.co/fpv3PMgtmS ???? #RolêdasEleições #Eleições2022 pic.twitter.com/x7yEu45wmo
— TSE (@TSEjusbr) March 17, 2022
Ver todos os comentários | 0 |