O senador Marcelo Castro (presidente do MDB) conversou com a imprensa, nessa terça-feira (04), sobre o resultado final das eleições que culminou com a eleição do empresário Rafael Fonteles (PT) no primeiro turno sobre seu principal oponente, Sílvio Mendes (União Brasil). Ele afirmou que êxito foi uma junção de diversos fatores como a vontade popular e o grupo político que apoia Fonteles.
“Estamos muito satisfeitos [vitória de Rafael]. Eu fiz uma análise dos fatores que determinam a vitória de uma eleição. São inúmeros os fatores, as variáveis são grandes, mas, principalmente, os fatores que mais pesam são o candidato, o grupo político e o sentimento do povo”, afirmou.
Efeito Lula
Ainda conforme, Marcelo Castro, o efeito Lula, candidato a presidência da República, também foi determinante para a vitória de Rafael com uma maioria de 300 mil votos.
“O nosso grupo era muito maior e o principal de tudo, nós estávamos do lado do sentimento do povo, que é lulista. Todos aqueles que estão do lado do Lula o povo vê com bons olhos. Tudo isso fez com que o Rafael tivesse uma vitória consagradora em primeiro turno com 304 mil votos de maioria. O pé de pluma foi um candidato extraordinário”, elogiou Castro.
Vitória na maioria dos municípios
Ainda conforme o senador, Rafael venceu em na maioria dos 223 municípios piauienses. “Eu dizia que nós iríamos ganhar a eleição porque nós éramos fortes nos 224 municípios. Mesmo nos municípios que a gente fosse perder, e nós iríamos perder em alguns, a gente perderia por pouco. E nos municípios que a gente iria ganhar, que era a imensa maioria de 193 municípios que ganhamos, nós tínhamos dezenas de cidades com ampla margem”, explicou o senador do MDB.
Ver todos os comentários | 0 |