O Carrefour Brasil registrou um prejuízo líquido de R$ 565 milhões no quarto trimestre, uma queda significativa em relação ao lucro de R$ 426 milhões do mesmo período do ano anterior. A queda foi atribuída principalmente ao fechamento de mais de 100 lojas físicas, que resultou em despesas e baixas contábeis significativas.
No último trimestre de 2023, a empresa registrou vendas líquidas de R$ 28,1 bilhões, uma ligeira queda de 0,3% em comparação com o mesmo período de 2022. A administração avaliou que a performance das lojas estava abaixo das expectativas, o que levou ao fechamento de 123 lojas entre supermercados e hipermercados, com 104 já fechadas até janeiro.
A contabilização de todos esses fechamentos foi realizada apenas no quarto trimestre. A empresa afirmou que não pretende realizar fechamentos dessa magnitude no futuro, embora pequenas mudanças no portfólio de lojas sejam consideradas normais.
O Ebitda ajustado da empresa foi de R$ 1,88 bilhão no trimestre, 5% abaixo do ano anterior, enquanto a margem Ebitda ajustada caiu 0,3 ponto percentual, para 6,7%. Analistas consultados pela LSEG esperavam um Ebitda ajustado de R$ 1,72 bilhão no trimestre.
Apesar da retomada da inflação de alimentos desde outubro, os executivos da empresa afirmaram que ainda é necessária uma tendência mais clara para inspirar os clientes institucionais a reabastecerem seus estoques. O Atacadão, um dos principais negócios do Carrefour Brasil e responsável por cerca de 70% das vendas do grupo, registrou um aumento de 3,2% nas vendas no período em relação ao ano anterior, para R$ 19,3 bilhões, com uma margem Ebitda 0,9 ponto percentual mais alta, a 7,2%.
Ver todos os comentários | 0 |