Os membros do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciaram a decisão de elevar a taxa básica de juros (Selic) de 10,75% para 11,25% ao ano. O aumento de 0,50% teve a concordância de todos os membros do Copom.
Conforme o Comitê, a decisão “é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante”. No comunicado, o Copom ainda afirma que o aumento na taxa de juros é “fundamental para assegurar a estabilidade dos preços”, em um cenário econômico desfavorável para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“O Comitê reafirma que uma política fiscal crível e comprometida com a sustentabilidade da dívida, com a apresentação e execução de medidas estruturais para o orçamento fiscal, contribuirá para a ancoragem das expectativas de inflação e para a redução dos prêmios de risco dos ativos financeiros, consequentemente impactando a política monetária”, diz um trecho do comunicado.
Cenário
Segundo o Banco Central, o cenário segue marcado por pressões no mercado de trabalho, hiato do produto positivo, elevação das projeções de inflação e expectativas desancoradas.
Ver todos os comentários | 0 |