As vendas de carros novos no Brasil tiveram uma queda de 13,16% em agosto, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A entidade atribuiu o resultado ao fim do programa de desconto para a compra de carros sustentáveis, que encerrou-se em julho. No acumulado do ano, o setor ainda registra um crescimento de 9,22%.
De acordo com a Fenabrave, foram emplacados 153.478 veículos novos em agosto, ante 176.734 em julho. A associação explicou que alguns veículos vendidos com o benefício fiscal só foram emplacados em agosto, o que amenizou a queda. O programa do governo oferecia um desconto de até 30% no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros com baixa emissão de poluentes.
A Fenabrave afirmou que a retração do mercado já era esperada com o fim do programa, mas ressaltou a importância de ofertas de crédito a longo prazo para incentivar a indústria automobilística no país. A entidade disse que avalia projetos que podem ser apresentados ao governo para estimular a venda de carros leves e comerciais, mas não deu detalhes sobre eles.
Apesar da retração nas vendas de carros, outros segmentos automobilísticos tiveram crescimento no número de emplacamentos em agosto. As vendas de motos aumentaram 15,98% em comparação a julho e fecharam o mês com 142.714 unidades emplacadas. Os caminhões registraram um aumento de 10,59% em relação ao mês anterior, com 8.968 veículos novos. Já os ônibus também registraram crescimento, desta vez de 4,94%, fechando o oitavo mês do ano com um total de 1.871 novas unidades.
A Fenabrave representa mais de 7 mil concessionárias de veículos no Brasil e divulga mensalmente os dados de emplacamentos dos diversos segmentos automobilísticos. A entidade é uma das principais fontes de informação sobre o desempenho do setor no país.
Ver todos os comentários | 0 |