A venda de veículos novos no Brasil teve desempenho ruim em maio deste ano e atingiu o pior resultado desde 2016. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), houve uma queda de 10,3% em comparação com abril, com uma média diária de vendas de 7.560 unidades de carros 0 km. No total, foram emplacados 166.361 automóveis comerciais leves. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (02).
A retração nas vendas de carros novos pode ser explicada pelo fato de que os consumidores estão adotando uma postura de "compasso de espera" em relação ao projeto do governo de retomar o carro popular. A expectativa por uma redução nos preços dos automóveis tem impactado negativamente o desempenho do setor.
Embora o governo tenha anunciado a proposta do carro popular em 24 de maio, as diretrizes do programa ainda não estão claras e dependem do planejamento do Ministério da Fazenda. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que apresentou a versão final do programa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na quinta-feira (1º de junho de 2023). No entanto, a proposta ainda será analisada pela Casa Civil e uma data de lançamento não foi definida.
Segundo levantamento da Fenabrave, maio de 2023 ocupa a 175ª colocação, em volume, no ranking histórico de emplacamentos de automóveis e comerciais leves.
Ver todos os comentários | 0 |