A produção de autoveículos no Brasil caiu 19,4% no mês de abril de 2023, segundo dados que constam na carta divulgada nesta segunda-feira (8), pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O número se dá em comparação ao mês de março.
A produção no mês de abril, segundo a carta da Anfavea, foi de 178,9 mil unidades, enquanto no mês de março foram 221,8 mil novas unidades produzidas. Outra queda verificada foi no emplacamento de veículos novos. A redução nesse quesito chegou a 19,2%, também levando em conta os números do mês de abril comparados aos de março.
No entanto, o saldo para a produção e para o emplacamento de veículos continua positivo considerando o acumulado do ano. Foram 714,9 mil autoveículos produzidos entre janeiro e abril de 2023, o que representa uma alta de aproximadamente 5% sobre o mesmo período de 2022. Já as vendas desses autoveículos chegaram a 632,5 mil unidades (de acordo com a quantidade de emplacamentos), também entre janeiro e abril de 2023.
“Mesmo com a dificuldade de crédito e juros elevados que afetam sobretudo as vendas no varejo, emplacamos até agora 633 mil unidades em 2023, 14% a mais que no ano passado, quando a crise era somente pela falta de oferta”, disse o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite.
Com colaboração de Pedro Oliveira para o GP1
Ver todos os comentários | 0 |