A Argentina lidera o ranking dos países que mais aumentaram a taxa de juros em um ano, tendo elevado em 45 pontos percentuais, passando de 46% para 91%. Em seguida, aparecem a Hungria e a Colômbia, que subiram as taxas em 7,6 e 7,25 pontos percentuais, respectivamente.
O Brasil apresenta um aumento discreto, com a taxa Selic em 13,75%, tendo subido apenas um ponto percentual no período. Na última reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM), realizada em 3 de maio, o Banco Central decidiu manter a taxa de juros do Brasil no mesmo nível do mês anterior (13,75).
Por outro lado, a Turquia e a Rússia reduziram suas taxas de juros em 5,5 e 6,5 pontos percentuais, respectivamente. A redução na Turquia é uma política adotada pelo presidente Erdogan, enquanto a Rússia foi o país que mais reduziu a taxa básica no período.
Recentemente, os Estados Unidos e a União Europeia aumentaram suas taxas de juros em 0,25 ponto percentual cada. O Federal Reserve dos EUA elevou o intervalo dos juros de 5% a 5,25%, enquanto o Banco Central Europeu aumentou a taxa básica para 3,25%.
Ver todos os comentários | 0 |