A equipe econômica do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia uma “recomposição gradual” dos salários dos servidores públicos que estará ligada ao crescimento da economia em 2023. A informação foi confirmada nesta terça-feira (30), pelo ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT) ao Estadão.
Segundo Dias, no caso de vitória neste ano, o ex-presidente sinalizou que vai trabalhar para definir um teto efetivo para a remuneração nos três Poderes sem as vantagens que foram criadas e assim, evitar distorções salariais no serviço público.
A proposta da campanha petista é que o teto passe a ser respeitado. Atualmente, com o limite de R$ 39,3 mil, alguns servidores conseguem contracheques acima desse valor com algumas vantagens.
“A proposta é gradual e leva em conta o crescimento da economia. À medida que o país volta a crescer, aumenta a receita, e, portanto, ele faz o plano, como fez em 2003, de gradativamente fazer essa recuperação (salarial)”, disse Wellington Dias ao Estadão.
Essa estratégia de recuperação gradual também deve ser usada para os reajustes do salário mínimo e da faixa de isenção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).
Ver todos os comentários | 0 |