O total de 33 mil pessoas que trabalhavam no setor de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas perderam suas ocupações no período que compreende o último trimestre do ano passado e o primeiro trimestre deste ano. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme o IBGE, a perda de 33 mil trabalhadores significa uma redução de 13%. Entre outubro, novembro e dezembro de 2020, havia 255 mil pessoas atuando no setor de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas do Piauí. Já entre os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, o número caiu para 222 mil.
Em comparação com o 1º trimestre de 2020 e o 1º trimestre de 2021, os dados mostram uma redução de 24,1% nos postos de trabalho do comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas. O setor de transporte, armazenagem e correio teve queda de 23,9%, o que é igual a 10 mil pessoas e o setor de serviços domésticos, que perdeu 22% dos trabalhadores, correspondente a 20 mil pessoas.
Outro setor que teve uma perda significativa foi o de alojamento e alimentação, com uma redução de 27,9% na quantidade de pessoas trabalhavam nessa área. Essa baixa equivale ao total de 21 mil pessoas.
Ver todos os comentários | 0 |