O Consórcio Grãos do Piauí, que é liderado pela Simpar, venceu nesta sexta-feira (28), a disputa pela parceria público privada da rodovia Transcerrados com uma proposta de 2,309 milhões, na sede da Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.
A empresa não teve concorrência durante o leilão e foi a única que ofereceu proposta em um preço que é apresenta uma porcentagem de apenas 1,5% abaixo do valor de referência almejado pelo Governo do Piauí, que era de R$ 2, 345 milhões.
A Simpar ficará responsável pelos serviços públicos de conservação, recuperação, construção, manutenção, implantação de melhorias e operação de uma área com extensão de 276,8 km. O contrato de concessão é de 30 anos e a previsão de investimentos é superior a R$ 800 milhões.
A Transcerrados compreende as rodovias PI-397 e PI-262 (estrada da Palestina) e é a peça chave no escoamento de grãos produzidos na Matopiba, território que reúne os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Os estados são responsáveis por produzir mais de 15 milhões de toneladas de soja, o que representa quase 12% de toda a produção nacional, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Ver todos os comentários | 0 |