O Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) publicou um estudo denominado "Mortalidade por Covid-19 e Queda do Emprego no Brasil e no Mundo", onde o país registrou uma proporção maior de mortes causadas por covid-19 que 89% dos países analisados.
A pesquisa foi feita a partir de uma compilação de dados de 179 países, realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda de acordo com os dados, quando os registros são ajustados à distribuição populacional por faixa etária e sexo, o resultado brasileiro decai ainda mais, torna-se 94,9% pior que o conjunto dos outros países.
A nota técnica foi publica na sexta-feira (14) e tem por autor Marcos Hecksher, assessor especializado da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc/Ipea).
Confira a nota aqui
Ainda de acordo com o estudo, nos dados compilados dessa vez pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a queda registrada no nível de ocupação brasileiro foi mais intensa que as de 84,1% que 63 países analisados. Estes números dizem respeito aos três últimos trimestres de 2019 e 2020.
“Nos períodos analisados, o Brasil e outros países latino-americanos estão entre os mais atingidos do mundo em perdas de vidas e de empregos. Países da Oceania, da Ásia e da Escandinávia figuram entre os menos atingidos nas duas dimensões em 2020”, conclui Hecksher.
Assim, a nota aponta que os impactos conhecidos da pandemia do novo coronavírus no Brasil foram fortes, postas no contexto nacional e internacional, são algumas das maiores marcas já registradas pelo país.
Ver todos os comentários | 0 |