A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que o Piauí apresentou a menor porcentagem de desocupação entre os estados do Nordeste.
Segundo o IBGE, o terceiro trimestre de 2021 apresentou uma queda na taxa de desocupação no Piauí, registrando 11,9% de pessoas desocupadas no estado. No trimestre anterior, esse indicador havia sido de 15,3%, o que significa uma queda de 3,4 pontos percentuais.
Em termos quantitativos, no terceiro trimestre do ano, havia 173 mil pessoas desocupadas no estado, cerca de 48 mil a menos que no segundo trimestre.
Como a taxa de desocupação do Piauí é de 11,9%, então foi considerada a menor do Nordeste e a 16ª. maior do país. A maior taxa de desocupação foi a do estado de Pernambuco (19,3%) e a menor a de Santa Catarina (5,3%).
O Brasil também apresentou uma redução na taxa de desocupação no período, reduzindo de 14,2% no segundo trimestre de 2021, para 12,6% terceiro trimestre, o que equivale a uma diminuição de 1,6 ponto percentual. Em termos quantitativos, no terceiro trimestre haviam 13,4 milhões de pessoas desocupadas no país, cerca de 1,3 milhão a menos que no trimestre anterior.
Ver todos os comentários | 0 |