O chefe da Assessoria Especial de Relações Institucionais do Ministério da Economia, Esteves Colnago, aceitou o convite e deverá ser anunciado como novo secretário de Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia. Segundo fontes ouvidas pelo Estadão, o ministro Paulo Guedes ainda está conversando com candidatos a secretário do Tesouro - pelo menos duas pessoas foram convidadas e recusaram. Guedes está reunido com o presidente Jair Bolsonaro no Ministério da Economia.
Ontem, Guedes perdeu quatro auxiliares. Pediram exoneração do cargo o secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, e sua adjunta, Gildenora Dantas. Também pediram para deixar o cargo o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, e seu adjunto, Rafael Araujo.
O Estadão antecipou ontem à noite que Esteves estava entre os mais cotados para o cargo. Pesou a favor de Colnago o fato de ele ter bom trânsito no Congresso – algo que a equipe econômica precisa muito no momento. Além disso, ele foi Ministro do Planejamento no governo Michel Temer, quando acumulou experiência na área.
Colnago é hoje um dos assessores mais próximos a Guedes e atua como chefe da Assessoria Especial de Relações Institucionais do Ministério da Economia, cargo responsável pelo relacionamento com parlamentares e a ala política do governo. No início do governo, ele ocupou o cargo de secretário especial adjunto de Fazenda.
É mestre em Economia pela Universidade de Brasília e foi presidente dos Conselhos de Administração da Casa da Moeda, de Recursos do Sistema Financeiro Nacional e de Administração do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).
Ver todos os comentários | 0 |