Levantamento realizado pelo Departamento de Pesquisa Macroeconômica do Banco Itaú Unibanco S.A, por meio do relatório do Índice Itaú de Atividades dos Estados, aponta que o Piauí vem apresentando um ritmo de atividade econômica acima dos registrados em todo o Nordeste.
Segundo o relatório, o estado também teve um bom desempenho durante a recuperação da recessão em 2017. Em relação a participação no Produto Interno Bruto (PIB) nacional, o Piauí foi o único estado do Nordeste que obteve uma participação de 0,7% com crescimento acumulado de 0,3% em 2017, quando comparado a 2014. Já em comparação a 2016, o crescimento foi de 2,9%.
- Foto: DivulgaçãoSafra de grãos
Desde o início do relatório, em 2006, o PIB do estado do Piauí vem crescendo consideravelmente, passando de 4,5% em 2006 para 5,5% em 2013, com aumento de 1% ponto percentual.
Segundo o Itaú, os índices de atividade econômica por estado são montados a partir de quatro séries para cada unidade da federação: proxies mensais da produção agrícola; índice de volume de vendas no varejo (PMC-IBGE), criação líquida (admissões – demissões) de empregos formais com carteira assinada (CAGED- Ministério do Trabalho e Emprego); e produção física industrial (PIM-IBGE).
Ver todos os comentários | 0 |