A mudança nas regras para o uso do rotativo do cartão de crédito começam a valer nesta segunda-feira (03). Agora, segundo o Banco Central, os clientes terão restrições para fazer o pagamento mínimo da fatura e acessar o crédito rotativo.
A principal mudança no sistema é que, ao contrário do que acontecia antes, quem optar por fazer o pagamento mínimo da fatura não poderá fazer essa opção por vários meses consecutivos. De acordo com informações do G1, as novas regras foram criadas para coibir o uso do rotativo e obrigar os bancos a oferecer uma solução de parcelamento para o cartão de crédito com juros mais baratos. Segundo dados do Banco Central, a taxa de juro do rotativo encerrou o ano de 2016 em 484,6% ao ano.
- Foto: DivulgaçãoCartão de crédito
Com a mudança nas regras, o consumidor que não conseguir fazer o pagamento integral de sua fatura do cartão de crédito poderá fazer o pagamento mínimo de 15% apenas por um mês. Na fatura seguinte, ele não poderá repetir o processo, pois o banco é obrigado a oferecer uma linha de crédito para que o consumidor parcele a sua dívida. O cliente deve negociar então, um prazo e uma taxa de juros para pagar a pendência.
Na prática, em vez de alongar indefinidamente sua dívida fazendo o pagamento mínimo da fatura por vários meses consecutivos, o cliente terá de assumir o financiamento de sua dívida com prazo determinado e juros menores.
Ver todos os comentários | 0 |