O Ministério do Trabalho recebeu 6.934 denúncias de irregularidades nos depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), desde que o governo anunciou a liberação do saque de contas inativas, há menos de três meses.
O saque será liberado, de acordo com a data de aniversário, para trabalhadores que têm contas inativas do FGTS até dezembro de 2015, que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa. De acordo com o Estadão, até quarta-feira (15), o número total de denúncias apresentadas ao Ministério do Trabalho foi de 19.208, ou seja, um terço dos problemas relatados foi referente ao FGTS.
- Foto: DivulgaçãoCarteira de trabalho
Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização do FGTS no Ministério do Trabalho, Joel Darcie, a quantidade de trabalhadores prejudicados por ser muito superior ao número de denúncias apresentadas. Uma denúncia pode vir de um sindicato, o que representa centenas e até milhares de empregados prejudicados”, conta.
A legislação determina que os empregadores são obrigados a depositar, em conta bancária vinculada, o correspondente a 8% da remuneração do trabalhador no mês anterior. Diz ainda que os depósitos devem ocorrer mensalmente até o dia 7 e, quando a data não cair em dia útil, o recolhimento deverá ser antecipado.
Ver todos os comentários | 0 |