O Brasil encerrou o ano de 2016 com o pior déficit primário da história, de acordo com Tesouro Nacional Social e Banco Central. Nem mesmo com ajuda do programa que regulariza os recursos no exterior, a repatriação, não foi suficiente para melhorar o resultado. De acordo com o Estadão, no ano passado, o resultado ficou negativo em 154,255 bilhões de reais, contra déficit de 114,741 bilhões de reais registrado em 2015.
O déficit primário é o resultado negativo das contas do governo antes do pagamento dos juros da dívida pública. Somente em dezembro, o Governo Central registrou déficit de 60,124 bilhões de reais. Esse é segundo pior resultado para o mês, ficando atrás apenas para dezembro de 2015 com R$ 60,633 bilhões de reais.
- Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo Meirelles
Em entrevista nesta segunda-feira (30), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ressaltou que o resultado primário do Governo Central foi “melhor do que o previsto”, já que ficou acima da meta, que era negativa em 170,5 bilhões de reais. “É muito importante este momento em que anunciamos o cumprimento da meta e um resultado melhor do que o previsto, pois realizamos déficit menor”, disse o ministro.
Ver todos os comentários | 0 |