A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), informou nesta sexta-feira (28), que os consumidores brasileiros vão voltar a pagar a taxa extra das bandeiras tarifárias a partir de novembro. No mês que vem entra em vigor a bandeira amarela, que implica a cobrança de R$ 1,50 para cada 100KWH de energia consumidos.
A cobrança da taxa extra havia sido suspensa no mês de abril, quando passou para a cor verde pela primeira vez desde que o sistema entrou em vigor, em janeiro de 2015. A bandeira permaneceu verde por seis meses, ou seja, de abril até outubro.
- Foto: Divulgação Bandeira tarifária
A Aneel justificou em nota, que a mudança ocorreu porque a “condição hidrológica está menos favorável” no país, ou seja, a falta de chuvas levou a redução no armazenamento de água nos reservatórios de hidrelétricas e, como consequência, foi necessário acionar um número maior de térmicas, para atender à demanda de energia do país.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para permitir arrecadação imediata de recursos para cobrir gastos extras com o aumento do uso de eletricidade produzida pelas termelétricas e começou a valer em janeiro de 2015. De acordo com o G1, a energia de termelétricas custa mais caro que as hidrelétricas devido à queima de combustíveis.
Ver todos os comentários | 0 |