A vitória do bloco conservador liderado por Friedrich Merz nas eleições federais da Alemanha teve um impacto imediato nas bolsas europeias nesta segunda-feira (24). O índice DAX da Bolsa de Frankfurt subiu quase 1%, impulsionado pela valorização das ações de fabricantes de armas, como Rheinmetall, Hensoldt e Renk, que registraram altas entre 3,3% e 4,3%.

Embora o DAX tenha sido o principal índice a subir, o índice europeu de referência, o STOXX 600, também avançou, com destaque para os setores imobiliário e de serviços públicos, cujas ações subiram mais de 1,5%. A vitória do bloco conservador criou um ambiente de otimismo entre os investidores, principalmente no setor de defesa, devido ao provável aumento do orçamento militar da Alemanha.

No entanto, o processo de formação de uma coalizão de governo pode atrasar a implementação de reformas importantes, como as reformas orçamentárias e de aumento de gastos.

Isso preocupa os analistas, pois a Alemanha precisa reagir rapidamente para evitar um estancamento de sua economia, que já enfrentou contrações nos últimos dois anos. A demora na formação da coalizão pode adiar a adoção de medidas essenciais para recuperar a maior economia da Europa.

A situação política na Alemanha traz uma incerteza que precisa ser observada de perto, já que as negociações podem se estender por meses. A analista-chefe de mercado global da eToro, Lale Akoner, destacou que a demora na formação de um governo mais estável é uma das maiores preocupações para os investidores, que aguardam ações mais rápidas e decisivas.