Dados do painel Vigivac da Fiocruz apontaram nesta quarta-feira (15), que o Piauí, até o mês de maio de 2022, conta com 755.519 doses de reforço da imunização contra a covid-19 em atraso. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), os dados chamam a atenção para deficiência na imunização completa.
Conforme a Sesapi, além de reduzir a possibilidades de casos graves da doença e consequentemente reduzir a necessidade de internações na rede pública de hospitais, o ciclo vacinal completo reduz as chances do surgimento de variantes da doença.
O aumento do número de novos casos já pode ser percebido em vários estados brasileiros. No Piauí, o Comitê de Operações Emergenciais já adotou medidas na última sexta-feira, como a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados, reforço no programa busca ativa para identificação de novos casos e envio de testes para s municípios.
Segundo dados do Vacinômetro do Piauí, atualmente o estado conta com 70,75% do público elegível já com a primeira dose de reforço e apenas 11,66% da população elegível com sua segunda dose de reforço.
No estado, a primeira e segunda dose da vacina está liberada para toda população acima de 5 anos de idade, a primeira dose do reforço para os indivíduos a partir de 12 anos, que receberam a segunda dose há 4 meses ou mais e também a segunda dose do reforço para aqueles acima de 18 anos de idade, que tomaram o primeiro reforço, há 4 meses ou mais.
Ver todos os comentários | 0 |