O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), presidente do Consórcio Nordeste se reuniu nesta terça-feira (1º) com o Fórum dos Governadores para debater sobre as medidas preventivas de combate a uma possível terceira onda da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.
Conforme Dias, além do tema de combate à pandemia, outra demanda discutida foi o encurtamento entre ambas as doses de vacina contra o vírus. A sugestão segue na intenção de acelerar a imunização no Brasil. Os governadores também abordaram estratégias para compra de mais vacinas.
Atualmente, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação contra a covid-19 para os trabalhadores de educação. Além disso, a pasta autorizou a imunização a vacinação da população geral, de 18 a 59 anos, sendo que a aplicação fique a critério dos governos estaduais.
Também houve a priorização dos trabalhadores da educação por conta dos impactos sociais ocasionados pela covid-19 e pela necessidade de volta às aulas presenciais. As creches e escolas contribuem não só para a educação como também garantem a segurança alimentar das crianças.
Compra de vacinas
O Brasil conta hoje com um Programa Nacional de Imunizações cuja responsabilidade é do Governo Federal, portanto a compra e a distribuição de vacinas cabem à União.
Os Estados podem até participar da articulação de compra, mas os recursos para a aquisição destas vacinas são federais, ou seja, são verbas do Ministério da Saúde.
Ver todos os comentários | 0 |