Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Sesapi vai incluir 107 óbitos em investigação ao Painel Covid-19

O processo de investigação, análise e divulgação é baseado nos critérios do Ministério da Saúde.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS PI), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), fará uma alteração nesta terça-feira (18) no Painel Epidemiológico do Estado do Piauí passando a incluir 107 óbitos registrados por covid-19 que estavam em investigação.

Para o fechamento de um óbito por Covid-19 no sistema do Ministério da Saúde é necessária a adoção dos seguintes critérios de análise: 1) Declaração de óbito; 2) Resultados de Exames Laboratoriais e/ou Imagem 3) Parecer da Análise Clínica e/ou Autópsia; a qual demanda, em média, cerca de sete dias.


Além do Piauí, outros estados passaram a adotar a análise gráfica de óbitos de acordo com a Declaração de Óbito - Ocorrência - dia em quem o óbito de fato aconteceu- em seus Painéis Eletrônicos.

Consequentemente, os gráficos por semana e por mês também sofrerão ajustes, mas sem comprometimento estatístico quanto aos óbitos pela doença. O CIEVS irá inserir 107 óbitos de acordo com as datas em que eles ocorreram. Assim, estes ajustes apontarão, no Painel Epidemiológico do Estado do Piauí, a realidade epidemiológica da Covid no Estado.

O processo de investigação, análise e divulgação é contínuo, uma vez que os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde não possibilitam o encerramento de alguns óbitos no mesmo dia em que ele ocorreu. Por esta razão, outros óbitos que ainda estão em investigação, caso seja confirmado Covid-19, serão inseridos posteriormente no Painel Epidemiológico.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.