Durante reunião nesta quinta-feira (25), com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto e o Comitê de Operações Especiais (COE) Científico, o governador Wellington Dias (PT) pediu o reforço dos trabalhos nas barreiras e quer a garantia de que pessoas que venham de outros estados cumpram quarentena assim que entrarem no território piauiense devido a covid-19.
O chefe do Palácio de Karnak também tratou sobre a qualificação das equipes que atuam nos municípios do Piauí para que a atenção básica de saúde seja fortalecida, especialmente nas barreiras das divisas do estado nos feriados que serão antecipados.
“Houve mudanças nas equipes dos municípios e, portanto, há a necessidade de treinamento. Já iniciamos um amplo programa de qualificação para potencializar a atenção básica, as barreiras nas divisas do estado e para isso estamos disponibilizando equipamentos de proteção individual e os três tipos de testes que detectam a Covid-19. Queremos garantir que quem chega de fora cumpra a quarentena para evitar a transmissibilidade”, disse Wellington.
Meta de vacinação
Ainda de acordo com o governador, existe uma nova meta de ampliação da vacinação, que é passar de um patamar de 4 mil vacinas por dia para algo em torno de 20 mil vacinas.
“Vamos garantir as medidas restritivas e a vacinação, mas a colaboração da população é essencial. Fazemos um apelo para que não viajem na Semana Santa e cumpram as medidas para reduzir a transmissibilidade, os internamentos e os óbitos. Com todos fazendo a sua parte, vamos conseguir vencer”, afirmou Dias.
Os feriados antecipados serão o de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), que fica para 26 de março, e de Corpus Christi (3 de junho), antecipado para 30 de março. A medida deve reforçar o isolamento social no período mais grave de transmissão da Covid-19 e da crise no sistema de saúde pública.
Ver todos os comentários | 0 |