O presidente do Consórcio do Nordeste, coordenador a temática de vacina no Brasil e governador do Piauí, Wellington Dias (PT) disse nesta quarta-feira (24) em entrevista ao site D.W Brasil que o Fórum dos Governadores encaminhou ofício ao Governo dos Estados Unidos solicitando a exportação de vacinas sem uso.
Segundo Dias, além do documento, o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), iniciou um diálogo com a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, para reforçar o pedido de exportação e venda de imunizantes.
“Por conta da decisão dos Estados Unidos, de focar até maio toda a vacina para o povo americano, foi adotada a medida de não exportação de vacina. Encaminhei um documento pelo Fórum de Governadores do Brasil ao Joe Biden, foi aberto um diálogo do presidente do Congresso Brasileiro [o senador Rodrigo Pacheco, do DEM] com a vice-presidente Kamala Harris para que vacinas que não estão sendo usadas nos EUA, como a da AstraZeneca, possam ser compradas e vendidas ao Brasil”, disse Wellington Dias.
Além do Fórum dos Governadores e do Senado, a Embaixada dos EUA também está acompanhando o contrato e o Brasil ainda aguarda uma definição sobre a medida, pois outros países com o agravamento da pandemia também precisam de ajudas emergenciais.
“O contato está sendo acompanhado pela Embaixada dos EUA. Nesta semana podemos ter alguma definição sobre uma quantidade de vacinas não só para o Brasil, mas para outros países de elevado risco e baixa vacinação”, ressaltou.
Ver todos os comentários | 0 |